Top 5: Mulheres na história

23:20


Apesar de tarde, ainda é dia 8. Então, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher criei  um top 5 com algumas mulheres que deixam/deixaram sua marca na história e sua contribuição para a humanidade.

1. Princesa Isabel

Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon, foi a última princesa imperial. A princesa uniu-se aos partidários da abolição da escravidão. Apoiou jovens políticos e artistas. Financiava a alforria de ex-escravos com seu próprio dinheiro e apoiava a comunidade do Quilombo do LeblonEm 13 de maio de 1888, aconteceram as últimas votações de um projeto de abolição total. Certa da vitória, a regente desceu de Petrópolis, para aguardar no Paço Imperial o momento de assinar a Lei Áurea. Usou uma pena de ouro especialmente confeccionada para a ocasião, recebendo a aclamação do povo do Rio de Janeiro.

2. Madre Teresa

Anjezë Gonxhe Bojaxhiu, conhecida mundialmente como Madre Teresa de Calcutá,  foi uma missionária católica de etnia albanesa, nascida no Império Otomano, na capital da atual República da Macedônia e naturalizada indiana, beatificada pela Igreja Católica em 2003. Considerada, por alguns, a missionária do século XX, fundou a congregação "Missionárias da Caridade", tornando-se conhecida ainda em vida pelo cognome de "Santa das sarjetas".

3. Clarice Lispector

Foi uma escritora e jornalista nascida na Ucrânia e naturalizada brasileiraClarice Lispector começou a escrever logo que aprendeu a ler, na cidade de Recife, onde passou parte da infânciaEm sua primeira viagem como esposa de diplomata, Clarice morou na Itália onde serviu durante a Segunda Guerra Mundial como assistente voluntária junto ao corpo de enfermagem da Força Expedicionária BrasileiraEm 1975 foi convidada a participar do Primeiro Congresso Mundial de Bruxaria, em Cali na ColômbiaClarice ganhou o título de "a grande bruxa da literatura brasileira".

4. Zilda Arns

Zilda Arns Neumann  foi uma médica pediatra e sanitarista brasileiraIrmã de Dom Paulo Evaristo Arns, foi também fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

5. Maria da Penha

Maria da Penha Maia Fernandes, é uma biofarmacêutica brasileira que lutou para que seu agressor viesse a ser condenado. Com 68 anos, hoje ela é líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres, vítima emblemática da violência doméstica.Em 1983, seu marido tentou matá-la duas vezes. Em 7 de agosto de 2006, foi sancionada pelo então presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva a Lei Maria da Penha, na qual há aumento no rigor das punições às agressões contra a mulher, quando ocorridas no ambiente doméstico ou familiar. 


Não gosto de lágrimas, ainda em olhos de mulheres, sejam ou não bonitas; são confissões de fraqueza, e eu nasci com tédio aos fracos. Ao cabo, as mulheres são menos fracas que os homens,ou mais pacientes, mais capazes de sofrer a dor e a adversidade...
Machado de Assis
Feliz dia da mulher!!!

Talvez você também goste

6 comentários

  1. Grandes mulheres, feliz dia da mulher (atrasado). Beijos
    Brilliant Diamond

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia a Zilda! :3 Perdoe meu desconhecimento, haha! Realmente, grandes e fortes mulheres, sensacionais ♥

    Um grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso o seu post!
    gostei muito de ver a Clarice na sua lista *-*

    bjs!

    patydelua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada *-*
      Não podia faltar, virei fã dela rs'
      Beijos!

      Excluir